Mapinguari

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Oi pessoas humanas! *-*
Só de boa no laguinho?
Andei bem sumida, mas já tô de volta. :B

Hoje o post é sobre um criptídeo bastante curioso, vamos conhecer um pouco mais sobre o Mapinguari. :3
Boa leitura!


Retrato falado de como seria o Mapinguari
Segundo a lenda amazônica o mapinguari é uma lenda derivada de algumas lendas dos índios da região Amazônica. Os caboclos contam que dentro da floresta vive o Mapinguari, um gigante peludo com um olho na e a boca no umbigo. Para uns, ele é realmente coberto de pelos, porém, usa uma armadura feita do casco da tartaruga, para outros, a sua pele é igual ao couro de jacaré. Segundo a lenda indígena, alguns índios ao atingirem uma idade mais avançada evoluiriam e transformariam-se em mapinguari e passariam a habitar o interior das florestas passando a viver sozinhos. Há também quem diga que seus pés têm formato de uma mão de pilão. O Mapinguari emite um grito semelhante ao grito dado pelos caçadores. Se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado, que acaba perdendo a vida. A criatura é selvagem e não teme nem caçador, porque é capaz de dilatar aço quando sopra no cano da espingarda. Os ribeirinhos amazônicos contam muitas histórias de grandes combates entre o mapinguari e valente caladores, sendo o mostro sempre o vencedor e os caçadores que conseguem sobreviver voltam muitas vezes aleijados ou com terríveis marcas no corpo. A lenda ainda conta que o terrível monstro é de hábitos diurnos, guardando a noite apenas para o seu sono. Quando anda pela mata sai gritando e derrubando galhos e árvores, deixando um rastro de destruição por onde passa. Outros contam que ele só aparece nos dias santos ou feriados. Dizem que ele só foge quando vê um bicho preguiça. 
Sendo lenda ou não, criptozoólogos americanos partiram em diversas expedições rumo a floresta amazônica para achar alguma pista que fosse sobre a existência de tal monstro.

Seria o Mapinguari uma Preguiça-Gigante?

David Oren em uma de suas expedições 
Segundo a teoria do ornitólogo David Oren o mapinguari seria um exemplar de uma preguiça-gigante (do gênero Mylodon) extinta a mais de 10.000 anos, que estaria habitando as selvas amazônicas por este apresentar condições favoráveis para a sua sobrevivência, acabou resistindo às variações climáticas que marcaram a passagem do Pleistoceno para o Holoceno, entre 15 e 12 mil anos atrás. Naquele tempo, havia dezenas de espécies de preguiças-gigantes, a maioria em mata aberta como o cerrado e a caatinga.

Mylodon
David Oren defende a tese de que as preguiças-gigantes também conviveram com as populações humanas pré-históricas. Segundo ele, os ancestrais dos índios contribuiram para a extinção não só desses integrantes da ordem Edentata, mas de todos os mamíferos gigantes que integravam a megafauna, constituída pelos tigres-dente-de-sabre, camelídeos, mastodontes e cervos, entre outros gigantes.

Vídeos
Deixo com vocês um trecho do History Channel contando um pouco da relação entre o Mylodon e o Mapinguari.



Fontes: Só Históriabigfoot encountersJC Online

Eai, gostaram? Espero que sim. ^-^
não deixem de comentar!
Kisses! ;*

1 comentários:

Lina disse...

medo :( alsjdaksjasj
ainda bem que não vivo nessa região
bj lyne

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Tradutor